Escondidinho

O escondidinho é sem dúvida uma comida bem brasileira. Bastante popular em Minas Gerais e no Nordeste, tem como seu ingrediente principal a carne de sol. O mais próximo que temos dela aqui no Rio Grande do Sul é o charque, que não é exatamente a mesma coisa: o preparo das duas, e consequentemente o gosto, são bem diferentes.
Segundo o SIC (Serviço de Informação da Carne), o preparo da carne de sol exige um clima bastante seco, o que faz com que a secagem seja rápida. Com isso, uma casca é formada por fora e a parte de dentro é conservada mais úmida e macia. A carne é salgada e colocada em uma “gaiola” especial, tendo assim uma proteção contra as moscas e outros insetos. Em um dia já é possível obter o resultado final. Meu tio que mora em Goiânia, disse que em noites bastante secas e quentes pode-se preparar a carne de sol durante uma noite. Talvez devam chamar de carne de lua…
Por causa do clima, a carne de sol é de difícil preparo na região sul do Brasil. O que temos por aqui é o charque, que é preparado em galpões, não tendo contato direto com o sol, e que leva uma quantidade bem maior de sal. O charque demora também mais tempo para ficar pronto e tem uma durabilidade maior. Acho que o escondidinho feito de charque fica muito diferente daquele tradicionalmente servido no nordeste. Portanto, na receita que apresento abaixo uso uma carne de segunda que traz um sabor mais próximo do verdadeiro quitute.
aipimA origem do nome do prato é fácil de entender: a carne fica escondida por um purê de macaxeira ou de aipim, como chamamos aqui no sul. O aipim é uma raiz tipicamente brasileira, cultivada pelos nossos índios. É um tipo de mandioca, cujo nome científico é manihot utilissima, chamado em algumas regiões de mandioca doce. Não devemos confundir com a tradicional mandioca (brava ou amarga) cujo nome científico é manihot esculenta. Essa é aquela muito usada em farinhas e tapiocas.
Bom, agora que já escrevi sobre o ingrediente principal e o seu fiel escudeiro, coloco abaixo a receita (também em formato pdf ou mp3).
Espero que apreciem o prato. Aqueles felizardos que tem acesso a carne de sol, podem utiliza-la no preparo. A carne de sol geralmente não precisa ser cozida na panela de pressão, podendo apenas ser refogada com um pouco de cebola e alho.

Receita de Escondidinho (mp3 / pdf)

Ingredientes

1 kg Aipim, descascado e cortado em pedaços
3 Tomates, maduros
2 Cebolas, grandes
¼ Pimentão Vermelho
¼ Pimentão Verde
2 tabletes Caldo de Carne
1,5 kg Agulha, ou outra carne de segunda
1 lata Creme de leite
150 mililitros Cachaça
100 mililitros Molho Inglês
1 dente alho
50 gramas manteiga
100 gramas parmesão, ralado
1 pitada adobo
quanto basta Molho de pimenta
quanto basta sal
quanto basta leite
quanto basta azeite

Modo de Preparo

Na panela de pressão coloque a carne, o molho inglês, a cachaça, o adobo, o alho amassado e o molho de pimenta. Dê uma fritada, com a panela destampada, até a carne mudar de cor. Coloque os legumes inteiros: tomates, cebolas descascadas e pimentões. Acrescente 1 litro de água com o caldo de carne e tampe a panela de pressão. Cozinhe por uma hora, após pegar a pressão, em fogo brando. Destampe, remova o excesso de caldo e reserve. Desfie a carne e termine de esmagar os vegetais.
Cozinhe o aipim em água, até que comesse a se desmanchar. Esmague o aipim e misture com a manteiga e o creme de leite para formar um purê. Caso a mistura esteja muito dura, adicione um pouco de leite para facilitar o manuseio.
Em um refratário untado com azeite coloque metade do purê de aipim, acrescente a carne desfiada com os vegetais esmagados e cubra com a outra metade de aipim. Na cobertura coloque o parmesão ralado e leve ao forno até gratinar.

O caldo de carne restante do cozimento na pressão pode ser aproveitado para o cozimento do arroz que irá acompanhar o prato principal.

4 Comentários até agora »

  1.  

    Gilberto Baltezan disse

    8 agosto, 2009 @ 20:03

    O que é Adobo?

  2.  

    admin disse

    10 agosto, 2009 @ 11:19

    Oi Gilberto,
    Adobo é um tempero típico uruguaio, usado muito aqui no sul. O tempero consiste de uma mistura de ervas secas. A versão que uso é composta de orégano, tomilho, louro, alho e pimenta vermelha. É uma espécie de Chimichurri seco. Caso não encontres o Adobo, podes substituir pelos temperos individuais.
    Obrigado por acessar o site. Qualquer dúvida entre em contato.

    Abraço,
    Cristiano

  3.  

    lais disse

    23 fevereiro, 2011 @ 22:28

    Caro Chef,
    Sou nordestina (baiana)e aqui existe uma grande variedade de recheiros….
    Além da carne de sol, fazemos escondidinho com carne nobre de porco defumada (minha versão favorita, escondidinho de fumeiro), escondidinho de camarão, escondidinho de file… e por ai vai.
    Ao invés do creme de leite, utilizo o requeijão cremoso. Experimente!

  4.  

    martín disse

    27 novembro, 2011 @ 14:29

    experimentei o adobo em Uruguai,mais no Brasil tem uma fabrica de temperos chamada Granja São Jorge q o adobo e igual o melhor,se podem experimentar recomendo acho q o site é http://www.granjasaojorge.com.br

RSS dos Comentários · TrackBack URI

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: