Arroz na Chapa

Arroz na ChapaO Arroz na Chapa é uma das muitas variações do Arroz de Carreteiro, assim como o Risoto de Carreteiro que apresentei na semana passada. Conheço esse prato desde meus tempos de escoteiro (lá se vão pelo menos 20 e poucos anos…). O Chefe Guerra fazia esse prato para vendermos em barraquinhas na semana da pátria (de 1º de setembro a 7 de setembro), angariando fundos para nosso grupo escoteiro. Não sei se a receita que apresento é a mesma que o Chefe Guerra fazia. Durante anos tenho comido (e feito) a receita do meu pai, derivada das experiências dele ajudando o Chefe nas empreitadas da semana da pátria.  Provavelmente a receita se transformou no passar dos anos…

O nome advém do fato do prato ser feito em uma chapa ou disco de ferro. Hoje em dia, por praticidade, costumo usar a panela Wok (mais sobre a panela no post do Frango a Xadrez). Diferentemente do carreteiro tradicional, o arroz é cozido antes de maneira usual. O prato pode até ser preparado com sobras de arroz da refeição anterior.

Prato de Arroz na ChapaO prato é muito saboroso. O cheirinho que o preparo gerava atraia vários clientes para a barraca do Grupo Escoteiro Iguassu. Apresento a receita abaixo, também em formato pdf ou mp3. O prato pode ser feito rapidamente, uma vez que todos os ingredientes estejam preparados e o arroz já pronto.

A receita abaixo serve bem de duas a três pessoas. Quando vou servir um grupo maior, costumo preparar várias vezes. Assim fica sempre quentinho e cabe na panela wok. Diz a lenda que a segunda leva sempre fica melhor que a primeira…

Receita de Arroz na Chapa

Ingredientes

1      xícara de arroz, preparado com antecedência
400 gramas de guisado
1     xícara de cebola, picada (aproximandamente 1 cebola média)
1     dente de alho, bem picado
½    xícara de pimentões, verde, vermelho e amerelo misturados
1     xícara de tomate, picado (aproximadamente 1 tomate médio)
1     xícara de passas de uva, aproximandamente 125 gramas
½    xícara de tempero verde, salsa e cebolinha
1     cálice de conhaque, aproximadamente 60 ml
1     xícara de parmesão, ralado na hora (aproximadamente 50 gr)
1     ovo, batido com o garfo
1     colher de sopa de colorífico, também chamado de coloral ou vermelhão
50   ml de molho inglês
25   ml de vinagre
50   ml de azeite
2     colheres de sopa de manteiga
quanto basta de sal
quanto basta de pimenta

Modo de Preparo

Coloque as passas de uva de molho no conhaque. Reserve. Prepare em um copo uma mistura com molho inglês, metade do azeite, vinagre, sal e pimenta. Numa panela wok (ou em um disco/chapa de ferro) coloque metade do azeite e a manteiga para aquecer. Quando derreter a manteiga, acrescente a cebola e o alho. Frite bem. Em seguida coloque o guisado, o colorífico, a mistura previamente preparada, o tomate e os pimentões coloridos. Cozinhe até a carne ficar no ponto desejado. Coloque o conhaque com as passas de uva. Em seguida, adicione o arroz cozido. Misture bem para aquecer o arroz. Acrescente o ovo batido e dê uma leve cozinhada mexendo bem. Por fim, ponha o queijo ralado e o tempero verde. Essa porção serve bem de duas a três pessoas. Caso tenha mais convidados, repita o preparo.

4 Comentários até agora »

  1.  

    Alex Primo disse

    6 julho, 2009 @ 14:32

    Como beta-tester do prato explicado neste post, já que participei da deliciosa seção de fotos e testes da receita, posso garantir: é uma delícia!!!!

  2.  

    Fernando Caprio disse

    6 julho, 2009 @ 15:38

    Testado e aprovado :-) hehe

  3.  

    Paula D`Elia disse

    7 julho, 2009 @ 17:43

    testei e aprovei!

  4.  

    magno disse

    17 agosto, 2009 @ 08:48

    simplismente DELICIOSO!!!!!!

RSS dos Comentários · TrackBack URI

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: