Bolo Alpino

O bolo é um alimento formado por uma massa, tipicamente a base de farinha, e geralmente (mas nem sempre) doce. Cozido em forno, é presença constante em festas de aniversário e casamentos.

A origem do bolo é atribuída aos Romanos, especialmente em grandes festas da burguesia (será que tinha bolo nas famosas orgias?). É claro que desde então o bolo evoluiu muito. As receitas proliferaram aos bilhões e hoje deve existir bolo com praticamente tudo de comer que se encontra nos supermercados. Dentre essa vasta quantidade de ingredientes, o chocolate certamente tem um lugar de destaque. Bem mais novo que seu antepassado romano, o bolo de chocolate é uma invenção recente, do século XIX. Antes disso, o chocolate era quase que exclusivamente empregado em bebidas. Era o Red Bull® de outras épocas! Aliás, reza a lenda que o primeiro europeu a descobrir o cacau foi Cristóvão Colombo, em uma de suas viagens à América por volta de 1500. Graças a globalização de antigamente duas criações tão distantes ficaram tão próximas.

Bolo AlpinoSempre gostei de bolos de chocolate, tanto de comer quanto de fazer. Experimentei misturas, componentes e receitas e cheguei a minha combinação “ideal” de massa. Como chocólatra de formação, geralmente ponho chocolate nos bolos que faço, normalmente em pó mas porque não em pedaços também? Foi assim que surgiu o Bolo Alpino. Muito pedido por meus amigos, parentes e conhecidos, esse bolo tem em sua receita um ingrediente de sucesso: o popular chocolate Alpino da Nestlé®. Pode ser utilizando tanto no formato bombom (meu preferido), quanto no formato tablete. Também pode ser servido com ou sem cobertura. Uns preferem comer quente, e sentir o Alpino derretido no meio do bolo. Outros preferem frio, sentindo pedaços crocantes de chocolate no bolo. Fica ao gosto do freguês.

A seguir está a receita do bolo. A receita também pode ser baixada em formato pdf ou ainda baixada no formato mp3, para ser ouvida no seu iPod enquanto a prepara na cozinha.

Bom apetite!

Receita do Bolo Alpino

Ingredientes

2 ovos

2 xícaras farinha de trigo, peneirada

¾ xícara chocolate em pó

1 e xícaras açucar

1 xícara leite

1 colher de sopa fermento químico

1 cálice de conhaque

1 colher de chá essência de baunilha

50 gramas manteiga, sem sal

250 gramas chocolate, Alpino

Modo de Preparo

1. Bata duas claras em neve e reserve.

2. Derreta a manteiga e reserve.

3. Quebre o chocolate Alpino em pequenos pedaços. Cubra com um pouco de farinha para que o chocolate não desça ao fundo da forma. Reserve.

4. Faça a massa do bolo: em uma batedeira misture as gemas, o açúcar e a manteiga derretida. Quanto ficar com aspecto de creme, acrescente a farinha de trigo e o chocolate em pó. Aos poucos vá adicionando o leite. Bata até a massa ficar uniforme. Ponha então o conhaque, a baunilha e o fermento. Por último, misture as claras em neve utilizando uma colher.

5. Unte uma forma, preferencialmente em material antiaderente, com margarina e cubra com farinha. Mantenha na forma apenas a farinha que grudar na margarina, removendo o excesso. Despeje no fundo da forma uma camada da massa do bolo (mais ou menos1/3 do total) e coloque metade do chocolate Alpino picado.  Coloque outra camada de massa de bolo e adicione a outra metade do chocolate Alpino picado. Cubra com a última camada de massa do bolo.

6. Leve ao Forno, pré-aquecido em temperatura média, por cerca de 30 minutos. Desinforme ainda quente, cerca de 20 minutos após sair do forno.

Cobertura

Ingredientes

1 lata leite condensado

2 colheres de sopa chocolate em pó

30 gramas manteiga

Modo de Preparo

Em uma panela anti-aderente, derreta a manteiga. Adicione o leite condensado e o chocolate em pó. Misture em fogo brando até aparecer o fundo da panela.

5 Comentários até agora »

  1.  

    ChefRS » Bolo de Cenoura disse

    27 julho, 2009 @ 11:51

    […] é apenas do bolo, também em formato mp3 e pdf. Para fazer uma cobertura de chocolate, basta acessar o link para a receita de bolo […]

  2.  

    ChefRS » Chocolate Quente disse

    30 julho, 2009 @ 21:49

    […] falei um pouco sobre o chocolate no post do Bolo Alpino e aqui vou me concentrar na versão bebível. Dizem que os Astecas preparavam uma bebida, chamada […]

  3.  

    ChefRS » Bolo de Chocolate disse

    28 Março, 2010 @ 20:51

    […] é a segunda receita de bolo de chocolate que coloco no blog. A primeira, o Bolo Alpino, é um criação minha que obtive depois de anos de misturas e experimentações. Essa segunda […]

  4.  

    LMB disse

    10 Maio, 2010 @ 18:19

    Desde que essa receita foi postada, já fizemos o Bolo Alpino três ou quatro vezes e foi sucesso absoluto em todas elas. (Chegou a receber um “é o melhor bolo que eu comi na minha vida”, de uma tia minha que entende de bolos :-))

    Uma coisa que eu achei interessante, é que ele parece ter duas personalidades bem diferentes, uma quando quente, outra quando frio — mas ambas são ótimas!

    Parabéns pela receita 🙂

  5.  

    admin disse

    10 Maio, 2010 @ 20:48

    Concordo plenamente com as duas personalidades. É realmente verdade.

    Obrigado pelos elogios.

    Abraços,
    Cristiano

RSS dos Comentários · TrackBack URI

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: