Penne ao Molho de Tomate Seco

Penne ao molho de Tomate SecoNão lembro de existir tomate seco na minha infância. Acho que é algo relativamente novo, pelo menos para nós gaúchos. Sei que na Itália, chamado de pomodori secchi, a iguaria é mais popular e antiga. Assim como a carne de sol, em regiões quentes e secas ele pode ser produzido ao ar livre. Pelo menos é assim que fazem no sul italiano. Na Califórnia a preparação dos tomates secos no sol também é bastante popular. Por lá eles ganham o nome de sun-dried tomatoes. Por aqui a alternativa é usar o forno. E por muito tempo.

Devido ao tempo necessário e ao esforço despendido para produzir o tomate seco, costumo comprá-lo  já pronto no supermercado. Além de mais prático, acredito que na proporção que utilizo sai também mais barato.  Para quem quiser se aventurar no preparo do tomate seco, recomendo a receita da Associação Brasileira de Horticultura (ABH).

O tomate seco pode ser encontrado em duas formas principais: somente os tomates secos embalados em saco plástico ou em conserva, com especiarias como alho, orégano e azeite. Para a receita que descrevo abaixo, utilizo a segunda apresentação. Batido e misturado com creme de leite forma um molho delicioso.

A seguir a receita, que também pode ser baixada em formatos pdf e mp3.

Receita de Penne ao Molho de Tomate Seco

Igredientes

200 gramas tomate seco, em conserva
1 cebola, pequena picada
300 gramas creme de leite fresco, pasteurizado (nata)
1 colher de chá manteiga
500 gramas massa tipo Penne, grano duro
50 gramas queijo parmesão, ralado
3 folhas manjericão
quanto basta água
quanto basta sal

Modo de Preparo

Cozinhe a massa em água fervente com sal e com as folhas de manjericão, seguindo o tempo indicado na embalagem. A massa deve ser servida al dente, cuidado para não cozinhar de mais.
Durante o cozimento da massa prepare o molho: liquidifique o conteúdo do tomate seco em conserva com um copo de água. Caso a mistura fique muito densa, ou difícil de bater, adicione mais água. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola picada. Adicione o conteúdo liquidificado e aqueça, em fogo brando, até começar a ferver. Acerte o sal. Misture o creme de leite fresco.
Coloque a massa em uma travessa, cubra com o molho e com o parmesão ralado.

3 Comentários até agora »

  1.  

    Fernando Caprio disse

    18 junho, 2009 @ 08:25

    Receita feita e aprovada 🙂

  2.  

    Paula D'Elia disse

    6 julho, 2009 @ 11:28

    existe para vender em supermercados o tomate seco da uniagro gourmet, que são imersos em aceto balsamico no lugar do azeite. na minha opnião o gosto do tomate seca fica mais evidente do que o tomate em azeite de oliva.

  3.  

    Jose Indio Alves disse

    23 maio, 2012 @ 21:29

    Excelente receita, facil e rapida (em media, 35 min). Apenas algumas observacoes: o sal a ser colocado na agua da massa deve ser de granulacao maior, comumente chamado sal grosso. Cuidado se for utilizar parmesao pois ja contem muito sal. Eu vou acrescentando um pouco de leite aos poucos para manter uma consistencia razoavel. No mais, fecho com tudo.

RSS dos Comentários · TrackBack URI

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: