Pizza Margherita

Pizza no forno à lenhaTudo acaba em pizza. Não só os escândalos políticos mal resolvidos, mas também muitos jantares, almoços e encontros entre amigos. A pizza é sem dúvida um prato bem popular no Brasil. São Paulo, por exemplo, é considerada a capital da pizza. Lá, o prato é tão popular que tem um dia para sua comemoração: 10 de Julho.

A origem da pizza é de difícil definição. Por ser um prato muito simples, em que uma cobertura é colocada em uma massa parecida com pão, provavelmente vários povos antigos já consumiam pizza. Sabe-se que fenícios, gregos e romanos já comiam iguarias muito similares. Entretanto, a pizza como conhecemos hoje ou a chamada “Pizza Moderna” vem de Nápoles (Napoli) na Itália.

Pizza MargheritaConta a história que os turcos levaram seu famoso pão para a Itália, através do porto de Nápoles. Os napolitanos começaram a consumir o pão turco e aperfeiçoaram a receita. Primeiro, eles incrementaram o próprio pão usando trigo de melhor qualidade; depois adicionaram coberturas. No século 16, com a vinda do tomate das Américas, ele também foi agregado na cobertura. Por fim, no final do século 19, o queijo foi utilizado. A própria palavra pizza deriva de um verbo italiano que significa temperar ou picar.

Pizza a Moda do ChefRSPizza é um negócio sério em Nápoles. A Associazione Verace Pizza Napoletana define precisamente como a pizza deve ser preparada. Eles criaram uma DOC (Denominação de Origem Controlada) que é atribuída as pizzarias que seguem a risca a orientação. A DOC, denominada VPN (Verace Pizza Napoletana ou Verdeira Pizza Napolitana) é concedida aos estabelecimentos que se certificam junto a associação. Esses restaurantes devem seguir a risca as instruções do “Il Disciplinare” (link para versão em inglês) ou método de produção da verdadeira pizza napolitana. O documento explica em mínimos detalhes como a pizza deve ser preparada, desde a temperatura ou o pH da água, até a marca de tomate enlatado que deve ser utilizada na cobertura. Passam pela descrição a receita da massa, a forma de assar, os utensílios que devem ser empregados e assim por diante. Diversas pizzarias, de várias partes do  mundo, possuem a certificação. Inclusive a mais antiga em funcionamento no mundo, servindo pizzas desde 1830, chamada de Antica Pizzeria Port’Alba, que fica localizada em Nápoles na Via Portalba, 18.

Rainha Margharitha di SavoiaA história mais famosa relacionada com pizza é a da Rainha Margherita di Savoia. Durante o reinado da Margherita e do rei Umberto I (1878-1900) a pizza já era um prato bastante popular em Nápoles. Dizem que em 1889, os reis da Itália foram visitar a cidade e resolveram provar a iguaria. O pizzaiolo que fez a pizza especialmente para o rei resolveu cobri-la com tomates, mussarela e manjericão, formando as cores da bandeira da Itália. Além disso, ele resolveu homenagear a rainha dando o nome dela para a pizza. Conta a história também, que além da invenção da famosa pizza, foi o surgimento da tele-entrega. Afinal, não ia cair bem para um rei, ir comer em um restaurante…

Apresento abaixo a receita da pizza. Começo pela própria massa. Os mais apressados podem pular essa parte, comprando massa pronta no supermercado, e ir direto para as coberturas. Além da Margherita, apresento duas outras: a moda do ChefRS e tomates secos. Assim dá para experimentar de várias formas as massas obtidas a partir da receita.

O ideal é asssar as pizzas em forno à lenha (como na primeira foto do blog) que fica bem mais gostoso. Aliás, a própria VPN condena o uso de gás, carvão ou qualquer outro tipo de combustão que não seja a da madeira.

Receita de Massa de Pizza (mp3/pdf)

(rendimento: 3 pizzas de cerca de 35 cm de diâmetro)

Ingredientes

  • 500 gr de farinha de trigo grano duro
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 e ½ xícaras de água morna
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de Preparo

1. Coloque a farinha de trigo misturada com o sal e o fermento em uma superfície plana (preferencialmente de granito ou mármore);

2. Faça um buraco no meio e adicione 1 xícara de água em temperatura morna;

Preparo da Pizza - etapa 2

3. Misture, abra um buraco de novo e adicione mais água morna. Repita a operação até a água estar totalmente misturada a massa;

4. Faça novamente um buraco na massa e coloque o azeite de oliva;

Preparo da Pizza - etapa 4

5. Misture bem, por cerca de 10 minutos, até a massa ficar brilhosa e não grudar mais nas mãos;

Preparo da Pizza - etapa 5

6. DDeixe a massa descansar tapada com um pano por cerca de 1 hora, em local com temperatura de pelo menos 22ºC. A massa deve dobrar de tamanho;

7. Sove a massa de pizza por três minutos;

8. Divida a massa em 2 partes iguais;

9. Abra cada parte com um rolo, do centro da massa para as pontas, gerando uma massa redonda de cerca de 30~35 cm de diâmetro. Vá virando a massa e trocando a direção do rolo a medida que faz a abertura;

Preparo da Pizza - etapa 8

9. Dobre as pontas para formar uma borda;

Preparo da Pizza - etapa 9

10. Adicione a cobertura e asse até a massa ficar dourada e o queijo derretido.

Receita de Pizza Margherita (mp3/pdf)

Pizza MargheritaIngredientes

  • 4 tomates italianos, sem pele e sem semente
  • 1 massa de pizza
  • 150 gr de queijo mussarela, em fatias
  • 10 folhas de manjericão
  • quanto basta de sal
  • quanto basta de pimenta do reino

Modo de Preparo

Cubra a pizza com o tomate, adicione o queijo e por fim o manjericão. Coloque sal e pimenta a gosto.

Receita de Pizza a Moda do ChefRS (mp3/pdf)

IngredientesPizza a moda do ChefRS

  • 1 massa de pizza
  • 2 tomates italianos, em rodelas
  • 1 cebola
  • 200 gr de salame italiano, cortado grosso
  • 150 gr de queijo mussarela
  • quanto basta de orégano, natural
  • quanto basta de páprica
  • quanto basta de azeitona , em rodelas

Modo de Preparo

Cubra o disco de pizza com o queijo mussarela. Coloque o tomate com o salame por cima. Cubra com as cebolas e a azeitona em rodelas. Por cima, coloque o orégano e a páprica.

Receita de Pizza de Tomates Secos (mp3/pdf)

IngredientesPizza de Tomates Secos

  • 1 massa de pizza
  • 100 gr de queijo parmesão, ralado grosso
  • 150 gr de tomate seco, em conserva
  • quanto basta de orégano
  • quanto basta de rúcula
  • quanto basta de azeite de oliva

Modo de Preparo

Cubra a massa de pizza com os tomates secos. Distribua o parmesão por cima. Tempere com orégano e azeite de oliva. Adicione as folhas de rúcula antes de servir, após ter assado a pizza.

2 Comentários até agora »

  1.  

    zilmar costa dias disse

    24 outubro, 2009 @ 16:02

    gostei da matéria sobre a pizza margherita.
    hoje tenho ela na minha pizzaria em forma de kone,
    e por sinal é uma das mais apreciadas, pelos nossos clientes

  2.  

    zilmar costa dias disse

    28 fevereiro, 2011 @ 19:21

    gostaria de anexar a foto da pizza kone de margherita,
    como faço para enviar?
    no aguardo zilmar dias

RSS dos Comentários · TrackBack URI

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: