Brownie

O Brownie é uma receita tipicamente americana. Muito apreciado naquele país, teve sua primeira receita, como conhecemos hoje, publicada em um livro de Fannie Merritt Farmer, em 1906, entitulado The Boston Cooking School Cook Book. Uma versão anterior do livro, de 1896, já trazia uma receita de brownie, porém bem diferente, mais parecida com um docinho do que com um bolo.

A origem desse bolo a base de chocolate e nozes é um tanto quanto controvérsia. Enquanto alguns citam a Fannie Farmer como a criadora, outros dizem que o brownie surgiu em 1893 durante a Columbian Exposition em Chicago. Porém, essa receita é um pouco diferente dos brownies que conhecemos hoje, pois era feita com uma cobertura a base de damasco. Essa primeira aparição foi criada pelo chef de um dos hotéis da cidade, o Palmer House Hotel, que serve até hoje a receita original com damasco e tudo.

O nome “brownie” foi uma homenagem a um popular personagem de Palmer Cox, publicado em revistas e livros durante o final do século 19 e início do século 20. O Brownie foi um personagem bastante famoso em seu tempo em ilustrações feitas para crianças. o personagem era um elfo que realizava muitas brincadeiras inofensivas.

Por volta de 1920, o Brownie já era bem popular nos EUA. Formado por densos quadrados de chocolate com nozes, os bolos se espalharam pelo mundo e hoje são praticamente ubíquos. Como tudo que se populariza, diversas “versões” foram criadas, contendo caramelo, menta, frutas e diversas variedades de nozes e castanhas.

A versão que apresento aqui é fiel aquela popularmente encontrada. Basicamente contém chocolate e nozes, além dos ingredientes para a massa. Usei a noz tradicional, mas a receita fica muito gostosa também com noz pecã, nozes misturadas com castanhas do Pará e com amêndoas. Muito prática de fazer, fica fácil experimentar a original e suas variações. Não esqueça de sempre dar uma esquentada no brownie antes de comer. Sirva puro ou com sorvete.

Receita de Brownie (mp3/pdf)
(serve 10 pessoas)

Ingredientes

  • 170 gr de chocolate meio-amargo
  • 150 gr de manteiga
  • 4 ovos grandes
  • 300 gr de açúcar
  • 140 gr de farinha de trigo
  • 20 gr de cacau em pó
  • 2 gr de sal
  • 100 gr de nozes, cortadas em pedaços
  • quanto basta de açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de Preparo

Derreta em banho maria o chocolate, já cortado em pedaços, com a manteiga, cortada em 5 partes. Não deixe a água do banho maria ferver, use fogo médio. Reserve.

Em uma batedeira adicione os ovos e o açúcar. Bata tudo em velocidade baixa. Quando estiver tudo bem misturado, adicione o chocolate derretido com a manteiga. Bata mais um pouco até a cor ficar uniforme. Adicione a farinha, o cacau e o sal e bata novamente. Retire da batedeira e misture as nozes picadas.

Unte uma forma retangular de cerca de 30 x 20 cm e coloque papel manteiga no fundo. Cubra com a massa de chocolate e bata na mesa para uniformizar. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Após retirar do forno, deixe esfriar por cerca de 10 minutos, desenforme e corte em retângulos de 6 x 5 cm. Polvilhe com açúcar de confeiteiro peneirado.

4 Comentários até agora »

  1.  

    Débora Barbosa disse

    5 Abril, 2010 @ 00:38

    Cac!

    Deu água na boca e até vontade de fazer…. acho que vou experimentar.

    Mas não posso deixar de comentar o tamanho do corte: “corte em retângulos de 6 x 5 cm”.. é o máximo da perfeição! Acho que é nesta parte que vou ter problemas…. 🙂

    grande abraço!

    Débora

  2.  

    jannete disse

    3 julho, 2010 @ 09:23

    Adori td vou preparar e a proveitar
    rsrrsrsr

    obrigada

    grande abranço

    bjs

  3.  

    Gabriela disse

    20 Maio, 2011 @ 16:24

    Fiz e aprovo!! ameii

  4.  

    luiz disse

    19 Março, 2012 @ 16:08

    Procurei por várias receitas de brownies originais, mas sempre vejo receitas com açúcar refinado e margarina, creio que na época de sua criação não existia margarina nem tampouco aç~ucar refinado. Acredito que a receita original leve açúcar mascavo e manteiga. Por favor tire essa minha dúvida, obrigado.

RSS dos Comentários · TrackBack URI

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: